[caption id="attachment_29147" align="aligncenter" width="600" caption="Ilustracao de Jeannette Woitzik"]

[/caption]O meu amigo Pedro M postou hoje no mural do Facebook a sua frase do dia: o vôo desatrasou. Lembrei-me logo de um episódio passado com um amigo canadiano de visita a
Vilanculos. Tinha vôo de regresso marcado para Joanesburgo (via Nelspruit naquela altura) e quando chegámos ao aeroporto com uma hora de antecedência, este estava deserto. Andámos por ali, chamámos e lá apareceu o controlador de tráfego aéreo. O avião tinha já saído há "um bom bocado". Mas, diz o meu amigo em inglês, o vôo está marcado para as onze (e apontava para o bilhete), são agora dez e meia e o senhor diz-me que o avião já partiu? Exactamente! O próximo vôo? Ah, só para a semana. E explica, no mais correcto inglês e condoído perante o ar desconcertado do Peter:
your flight, sir, has been preponed.O Peter ainda hoje jura que foi a melhor coisa que lhe aconteceu. Infeliz que andava no trabalho em Joanesburgo, olhou à sua volta, viu a baía de Vilanculos pontuada pelas ilhas e rematada com a Ponta de São Sebastião, ponderou a logística complicada para chegar onde não queria ir e tomou uma decisão de vida. Sacou do telemóvel, tinha rede. Marcou o número do escritório na África do Sul e demitiu-se. Ficámos mais uma semana em Vilanculos e um mês depois ele tinha regressado a Vancouver. Contou-me há tempos que o “
your flight, sir, has been preponed” continua a ser o seu mantra quando pensa nas voltas que quer dar à vida.AL