Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

maschamba



Sexta-feira, 12.08.11

Viagens na minha terra IV

 Ainda não tinha posto os dois pés no chão e já me anunciava: Quero ir a uma tourada. Quis ir cedo para o Campo Pequeno (to see the whole show) e como é hábito meteu conversa com toda a gente no seu português arrevezado, aprendido nas ruas de um país africano: Olha pá, como fazes para ficar os cavalos tão quietos, com esta pressão toda que vai pelo ar? Mal refeito da surpresa da interpelação e do sotaque responde o tratador enquanto penteia as crinas – Atão? Atão eles já sabeim – apanham! Se se portam mali apanham! Apanham? pergunta-me com aquele ar confundido de quem não domina ainda a língua. Sorrio, penso amanha-te, sorrio e deixo-os acertarem-se no diálogo.Adorou tudo e não se calava: Já reparaste que a tourada deve ser o único espectáculo em que um homem pode vestir meias cor de rosa, usar ballerinas, ter um traje cheio de brilhantes e um rabo de cavalo com lacinho e ninguém ousa duvidar da sua masculinidade? It is a macho display in an orgy of homo-erotica! Entre uma verónica e uma chicuelina falamos de Hemingway, fomos aos lembras-te e passámos nos e-quandos. Passou-se com os forcados. Quando lhe expliquei que a pega estava a ser difícil porque o touro não prestava, era manso, olha para mim e diz com admiração: you people, you Portuguese are crazy!Quando o Zé Castelo Branco, sentado ali mesmo ao nosso lado, atirou cheio de meneios de pescoço e cabelo, todo ele a tilintar pulseiras, a sua echarpe de seda com print de leopardo ao cavaleiro másculo mas charmoso que dava a volta à praça, confessa num murmúrio: This got to be the campiest moment of  my life! Brilham-lhe os olhos de alegria, olha para mim e repete: you Portuguese, you are crazy! É bom ter visitas de fora.

 

AL

Autoria e outros dados (tags, etc)

por AL às 11:29


3 comentários

De VA a 12.08.2011 às 12:22

É sempre agradável as 'visitas de fora' acharem que somos loucos ... Faz esquecer um pouco o círculo vicioso da "self commiseration" portuguesa.

De jpt a 12.08.2011 às 11:41

eu sei que me farto de dizer que os intra-elogios devem ser in-email mas, ó AL, ganda post!!!! (e a atrapalhar os bem-pensantes, penso eu)

De AL a 13.08.2011 às 13:35

E eu agradeco aos dois. Embora JPT se damos pancadaria uns aos outros aqui na montra porque razao temos que nos esconder quando nos afagamos?

VA nada como um olhar de fora para vermos as coisas de forma diferente :)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2011

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031